Vai viajar ? Saiba os cuidados

Postado por Deivid F.



É muito difícil fazer aquela viagem e deixar nossos gorduchos em algum hotel ou com um pet babá, é uma boa opção, mais grande maioria prefere levar o cão junto. Nessa matéria vamos deixar algumas dicas que são indispensáveis antes de colocar o pé na estrada.




É muito importante que o animal esteja com as vacinas em dia, vermifugado sem pulgas e carrapatos.
•Vacinas em dia: Reforços anuais- V8 ou V10, Tosse dos Canis, Raiva e etc.
•Vermifugação: Especiais pra casos de cães que vão viajar para litoral, praias, evitando risco de ter dirofilariose – verme do coração).
•Carrapaticida: Evitando a doença do carrapato –Babesiose e/ou Erlichiose e se possível repelente a base de citronela.
Uma dúvida frequente é em relação às necessidades do pet. Recomenda-se que o animal fique seis horas de jejum e não tenha bebido água nas duas últimas horas (no caso de cães diabéticos, esse período pode ser menor). Durante o trajeto também não alimentar, evitando enjoos nos gorduchinhos e que sujem o carro.
Outra dúvida é com o período que ficam sem comer, nosso bebês não passarão mal por ficarem esse tempo sem comer. "Se você imaginar que um cachorro come duas vezes ao dia, o intervalo entre uma refeição e outra será de doze horas. Então se o animal já é um adulto pode fazer um jejum até maior". 
Com o jejum isso até ajuda para os PUGs que tem problemas com náuseas e vômitos durante a viagem. Existe a possibilidade de usar algumas medicações especiais para os animais que sofrem com enjoos e vômitos, mas lembre-se, os rémedios são administrados/ministrados por um profissional.
Antes de entrar no carro é bom fazer um passeio, assim o pet ficará cansado e menos agitado.Outra dica é deixar um brinquedo para distraí-lo durante a viagem.

A caixa de transporte é muito importante na hora da escolha. Ela deve ser de material resistente, livre de protuberâncias ou saliências, ter aberturas para o pet poder respirar, ser à prova de vazamentos e ter espaço suficiente para que  nossos gorduchos consigam ficar de pé e possam dar uma volta completa em torno de si.
Outra opção é o cinto de segurança dedicado para cães. Se possível dê preferência à caixa de transporte, além de mais segura vai prevenir acidentes.
obs.: A caixa de transporte deve estar presa ao cinto de segurança 
 Levar o cão solto dentro do carro ou na caçamba e deixar que o animal coloque a cabeça para fora, além de perigoso pode custar caro: a multa varia entre R$85,13 e quatro pontos na carteira (por transportar o animal no colo) e R$127,69 e perda de cinco pontos (por transportar o animal na parte externa do carro - caçamba)

Já dentro do carro (uffa depois de tudo isso) algo de extrema importância DEVE ser levado em consideração, é com a temperatura. Vamos as dicas:

•Escolha horários onde o tempo esteja mais fresco;
•Dentro do veículo, deve ocorrer pouca variação da temperatura. O ideal é transportar o pet com o ar condicionado ligado.
•Se o tempo estiver muito quente e a viagem for muito longa, o melhor é fazer paradas e hidratar o cão com água. Aproveitando, o mesmo já se exercita um pouco;
 Se não houver esses cuidados pode acontecer sérios problemas que levam rapidamente à morte, como a hiperventilação consequente de altas temperaturas.Os PUGs na tentativa de respirar, aspiram o ar quente do ambiente, logo não conseguem transpirar e não perdem calor,  fazendo com que sua temperatura corporal eleve consideravelmente.



 

A maioria das companhias aéreas permite a viagem de cachorros no avião, claro seguindo as regras exigidas. Antes de comprar as passagens verifique se a empresa autoriza a entrada de animais e os valores das taxas adicionais cobradas pelo transporte.
Em grande parte o cão é transportado no compartimento de bagagem, mas em alguns casos são aceitos na cabine do passageiro.
Para viajar na cabine, a caixa de transporte deve ser de um material maleável, bem ventilada e impermeável no fundo como na imagem abaixo. O animal que for no compartimento do avião deve embarcar em uma caixa de transporte de plástico duro ou fibra.


Se realmente optar em fazer a  viagem de avião, vai precisar separar algumas papeladas como: Atestado de saúde fornecido pelo veterinário e a Guia de Transporte Animal (GTA) - expedida por médicos oficiais ou credenciados. Se a viagem for internacional será necessário obter o Cerificado Zoosanitário Internacional (CZI), emitido pelo Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) -  A validade do CZI varia entre cinco e dez dias, e no retorno deverá obter um novo CZI.

Outra opção é a viagem de ônibus, sempre antes de comprar a passagem, verifique com a companhia as condições e regras para o transporte.Normalmente eles são transportados como bagagem de mão (dentro do veículo) junto com o dono.
A agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) informa que podem ser levados animais de até oito quilos. Não esquecendo, deixe separado a carteira de vacinação e o atestado médico emitido pelo veterinário.

Agora com todas as dicas não tem como errar, espero que tenham gostado da matéria e BOA VIAGEM!


Matéria por: Deivid França
 

4 comentários

  1. Anônimo Says:
  2. Linete Rainha.

    ótima matéria, pois comprarei meu pug numa cidade bem distante da minha e não sabia como me proceder ao transportá-lo!
    Obrigada pelas ótimas dicas! Visitarei o site sempre!

     
  3. Anônimo Says:
  4. nossaaaa amei a matéria!!! parabéns!!! sou louca pelos bbs pugs!!!!!

     
  5. Unknown Says:
  6. Adorei a matéria.
    Eu viajo quase todo fim de semana para área oceânica e não sabia que tinha que transportar o meu filhinho assim.
    Obrigado pela matéria.
    Cledineia Campanha

     
  7. Unknown Says:
  8. Boa tarde,
    Tenho um pug fêmea e ela entrou no cio. Estou querendo um veterinário com experiência em inseminação. Moro em Niterói- Rio de Janeiro.
    Obrigado,
    Cledineia campanha

     

Postar um comentário

Gostou da matéria ? Comente então !

Atualizações



/2015: PUG MAGAZINE! também no FACEBOOK venha CURTIR nossa página.

NOVIDADES: PUGMAGAZINEestá no AR, mande suas duvidas para PUGMAGAZINE@HOTMAIL.COM


SAIBA COMO: DESTAQUES Sejá um de nosso destaques em nossa próxima edição. Saiba como AQUI











DESTAQUES!

VÍDEO DA VEZ


Seguidores