PUG-1880 // foto de um possível pug em 1880.
► História
Sempre houveram controvérsias sobre origem da raça Pug. Existem poucas dúvidas sobre a região de origem: é a China. Acredita-se que todas as raças de focinho curto tenham origem no oriente e por muito tempo sobreviveu a crença de que os Pugs descendiam do Mastiff. Isso porque os primeiros Pugs que chegaram na Inglaterra eram algumas vezes chamados de "Mastiff Holandes". Mas a estrutura dos crânios das duas raças é muito diferente, e isso mostra que a origem também é diferente.
Cães de focinho curto parecem já ser conhecidos na China muitos anos antes da era Cristã, já que cães de mandíbula pequena já eram mencionados por Confucius em 551 a.C.
►Características
O seu próprio nome já indica o seu tamanho. "Pug" ou "Pug-Dog", como foi apelidado na Inglaterra, significa "coisa diminuta", ou "cão diminuto".
É um cão quadrado e enxuto, de estrutura compacta e musculatura bem desenvolvida. Sua cabeça é grande, maciça, redonda, sem sulco médio no crânio.
O focinho é curto, obtuso, quadrado, mas caído. Tem rugas profundas e grandes. Os olhos são grandes, escuros, brilhantes, e de expressão doce. As orelhas são finas e pequenas.
A cauda é o mais enrolado possível sobre o dorso e a pelagem é lisa, fina, suave, curta e brilhante. As cores são o preto, amarelo damasco (abricot) e prata.
O peso do Pug fica entre os 6,5 e 8 kg Bastante fiel ao dono, torna-se facilmente um companheiro inseparável. Na verdade, acompanha-o para todo o lado mesmo sem ser convidado. O Pug demonstra-se extremamente sociável e rapidamente se enquadra e adapta-se a ambientes e pessoas estranhas. É considerado uma das raças mais dóceis.
Outra característica diferenciadora é o seu latido: som emitido, muito parecido com um roncar, é intervalado por grunhidos como se o cão estivesse engasgado. No entanto, quando quer comunicar-se com alguém, o som torna-se mais agudo e longo.
►Padrões da raça
Veja o padrão da raça segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia.
Confira fotos de PUGS em nossa Galeria !
0 comentários